sábado, 27 de junho de 2009

sexta-feira, 26 de junho de 2009




Um ditado tibetano diz “um punhado pela manhã o fará feliz para o resto do dia”. É uma verdadeira loucura a procura que se verifica há alguns anos nos EUA e no Canadá de um pequeno fruto oriundo dos Himalaias e para cuja divulgação contribuíram decisivamente o fato de famosos como Oprah Winfrey, Maddona, Kate Moss, Mick Jagger, Brooke Shields, Steven Seagal, Liz Hurley, e outros as consumirem regularmente, como parte dos seus programas de rejuvenescimento e as recomendarem. Essa febre chegou à Europa, onde a procura das pequenas bagas de goji é frenética, quer pelas importantes promessas que traz consigo, quer devido à sua própria escassez. Mas afinal qual é o segredo de mais de 3000 anos que guardam esses atraentes frutos vermelhos? O que é o Goji?




O nome científico do Goj é Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, onde é colhido de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-cereja, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado, por isso não deve ser tocado pela mão humana, pois quando isso acontece, ele transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura e perde qualidades. Esse é o motivo pelo qual sua colheita é feita sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo depois as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e cerejas, libertando um particular aroma como a fresca fragrância de nozes tostadas. E por que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica? Além da sua milenar reputação na Ásia, principalmente no Tibete, na China e na Índia, como extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:


Proteínas.


As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso ótimo para vegetarianos.


Minerais.


As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o germânio (mineral anti-cancerígeno).


Antioxidantes e vitaminas


As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protetores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do câncer do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o DNA) e fisalina (substância ativa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou ser um poderoso estimulante da secreção rejuvenescedora do hormônio do crescimento humano (HGH). As bagas de Goji foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC. Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.









Ômegas 3 e 6



As bagas de goji são também muito ricas em ácidos graxos essenciais.





Quais são os benefícios das bagas de Goji?



Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos). Promove a energia e o bem-estar em geral. Fortifica e mantêm o sistema imunológico saudável. Defende e luta contra vários tipos de cânceres. Combate a inflamação e a artrite. Baixa o colesterol. Equilibra os níveis de pressão do sangue. Reduz os níveis de glicose no sangue. Melhora as cataratas, a visão turva e a audição. Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins. Mantêm o sistema nervoso saudável. Protege a pele dos danos causados pelo Sol. Combate a formação de celulite. Ajuda em dietas para perda de peso. Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural). Promove a fertilidade.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Goji Girl Statue - A estátua da garota goji

Tamanha é a veneração dos chineses pelo Goji, que eles têm festivais anuais dedicados à fruta. Uma festa em celebração à este verdadeiro milagre da natureza, uma baga nutricionalmente completa, que ajuda de forma tão extraordinária na manutenção da saúde, prevenção de doenças e garante uma vida longa e plena. Não bastassem os festivais, ergueram na cidade de Zhongning, na província de Ningxia, China, uma estátua em homenagem às mulheres que tradicionalmente colhem o Goji nos campos verdes. Chamam-na carinhosamente de Goji Girl. Na base da estátua estão gravados, em caracteres chineses, os dizeres: "Cidade Natal do Goji". A estátua da "Goji Girl" (Garota goji) pode ser vista na foto ao lado.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Outros grandes benefícios do Goji

A tradicional medicina chinesa diz que aqueles que se alimentam com Goji berries diariamente, costumam viver uma vida longa e saudável. As pessoas que desejam uma vida feliz e equilibrada, geralmente procuram maneiras de se manter em forma. A popularidade do Goji aumentou exponencialmente quando se soube que várias celebridades, atores e atrizes, começaram a fazer uso dele na manutenção da aparência e da saúde. Goji berries são de uma ajuda enorme aos que desejam manter uma aparência jovem, devido às suas altas doses de vitamina C e ácido linoléico, que queima a gordura corporal. O Goji é particularmente útil para pessoas que sofrem de hepatite e outros problemas do fígado. Ele pode ser incluído facilmente na sua dieta. É possível utilizá-los em diversos tipos de pratos e preparações tradicionais, sendo adaptável a muitas culturas diferentes. Desta forma, pode-se consumi-los de uma maneira variada, não somente in natura.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Goji Berry e os seus olhos.

É sabido que o consumo frequente de Goji Berries produz muitos benefícios à visão, constituindo um tratamento natural de problemas de vista. De fato, uma das características mais aclamadas do Goji é sua capacidade de manter saudáveis as funções visuais.
A frutinha é capaz de reduzir o risco de muitas das principais doenças dos olhos associadas com a idade. O Goji contém zeaxantina e luteína, dois antioxidantes benéficos aos olhos. A zeaxantina protege os músculos oculares e a luteína contribui para a saúde geral da vista. Também contém beta-carotenos e grande quantidade de vitamina A, ambos conhecidos por ajudarem a melhorar e proteger a visão.
O consumo frequente de Goji pode ajudar a melhorar uma visão com pouca nitidez, além de prevenir a degeneração da mácula.

Sabe-se também que torna os olhos mais rápidos à adaptação de mudança nos níveis de intensidade de luz num ambiente. Os olhos se acostumam mais rapidamente ao escuro, ou à claridade, caso o Goji faça parte da dieta da pessoa - o que seria um efeito benéfico para quem sofre de fotofobia.

O Goji reduz o risco de catarata e retinopatias advindas da diabetes.

Ajuda a tratar a vista cansada e protege naturalmente a retina.

O Goji, sem dúvida, é a maior descoberta como tratamento natural para os olhos. Vale muito à pena pesquisar sobre isso. Há muitos estudos e há videos de palestras sobre o assunto na Internet. Use os termos Goji, zeaxantina e luteína nas pesquisas para saber mais.

domingo, 21 de junho de 2009

Como o Goji berry fortalece o seu sistema imunológico

Por mais de 2 mil anos, os Goji Berries têm sido um remédio da tradicional medicina chinesa. Conhecido como "fruta da longevidade", essas pequenas bagas vermelhas também possuem propriedades ímpares de estímulo ao sistema imunológico.




O seu sistema imunológico:

O sistema imunológico do seu corpo mantém você saudável impedindo que invasores externos, como bactérias, virus e carcinogênicos causem avarias. Ele pode falhar de duas maneiras. Pode permitir ataque de patógenos, como o virus da gripe. Ou ainda, pode assumir erradamente que alguma parte do seu corpo é um invasor, atacando a si mesmo e causando desordens auto-imunes, como:

Alergias, câncer, esclerose múltipla, doenças de pele, dores nas juntas, mal-funcionamento da tireóide (que resulta em cansaço, ganho de peso, sensibilidade ao frio e dores musculares), colite ulcerativa, artrite reumatóide, diabetes tipo 1, lúpus, doença celíaca, etc.

Componentes do Goji Berry que aumentam a resistência às doenças:

Goji Berries contêm um componente ímpar, conhecido como polissacarídeos do Lycium Barbarum (LBP), mais comumente referidos como polissacarídeos. Pesquisas científicas mostraram que esse componente aumenta a habilidade do organismo a resistir à doenças.

Os polissacarídeos do Goji têm uma estrutura química similar às substâncias encontradas na echinácea e nos cogumelos maitake, ervas conhecidas por sua habilidade de manter um sistema imunológico saudável.

A frutinha também é uma rica fonte de vitamina C e zinco, ambos dos quais são conhecidos por proteger o corpo contra doenças e ajudar na recuperação de efermidades.

Pesquisas em universidades mostraram que o zinco pode encurtar a duração e a severidade dos sintomas da gripe. Deficiências de zinco costumam ocorrer mais conforme envelhecemos e tendemos a produzir menos ácido no estômago.

Goji beries ajudam o sistema imunológico a distinguir mais efetivamente células amigas das invasoras. Os polissacarídeos da fruta fornecem açúcares especiais às células e promovem uma comunicação mais eficiente entre elas, que então desenvolvem uma imunidade saudável.

O farmacista e escritor Earl Mindell chama os polissacarídeos do Goji "moléculas mestras", pois eles "comandam e controlam muitos dos mais importantes sistemas bioquímicos de defesa do corpo".

Bactérias intestinais amigas:

Os Goji Berries também ajudam o sistema imunológico através da promoção do crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal. A combinação das fibras da fruta com seus polissacarídeos suportam naturalmente o crescimento das bactérias intestinais amigas, conhecidas como probióticas.

Proteínas saudáveis:

As proteínas do Goji Berry, que constituem 16% da fruta, contêm dois aminoácidos que ajudam o sistema imunológico: l-arginina e l-glutamina. Ambos dos quais são peças fundamentais na construção de uma imunidade saudável e funcionam reduzindo inflamações.

Descobertas científicas:

Cientistas chineses há muito tempo examinam o funcionamento do Goji Berry. Em um estudo com 50 pessoas, após comerem 40 gramas de goji berries diariamente durante 10 dias, a contagem de células brancas no seu sangue aumentou e outras evidências de melhoria da resposta imunológica se mostraram presentes.


sábado, 20 de junho de 2009

Tabela ORAC

Atendendo aos pedidos, coloco aqui uma pequena versão da tabela dos alimentos antioxidantes e seus valores, para apreciação dos leitores.

FRUTAS:

Goji Berry25300
Ameixa seca 5770
Açaí3871
Romã3307
Passas 2830
Mirtilo 2400
Amora 2036
Morango 1540
Framboesa 1220
Ameixa 949
Laranja 750
Uva vermelha739
Cereja670
Kiwi602
Toranja483
Maçã218
Banana210
Pera134
Melão100



VEGETAIS:

Alho1939
Espinafre1260
Broto de Alfafa930
Brócolis890
Beterraba840
Pimenta vermelha710
Cebola450
Milho400

O que é o Goji Berry?


Goji Berry (Lycium Barbarum) é uma fruta muito utilizada na tradicional medicina oriental, devido às suas fantásticas propriedades nutricionais. Ela é cultivada há milênios na região de Ningxia, província ao norte da China, próxima da Mongólia, situada na base do Himalaia.
Diz-se que a neve do Himalaia, ao derreter, fornece nutrientes ao famoso "Yellow River", um grande rio que desce das montanhas em direção às planícies chinesas. É a partir da água deste rio que as plantações de Goji são irrigadas, o que faz do Goji de Ningxia o melhor do mundo, com os maiores níveis de antioxidantes.
Sabe-se hoje em dia que o processo de envelhecimento se dá devido aos radicais-livres, que "enferrujam" nossas células ao longo dos anos. Mas os cientistas descobriram que vários alimentos nos protegem desse ataque. Essa ação de proteção ficou conhecida como ação antioxidante. Quando ingerimos alimentos antioxidantes os efeitos dos radicais-livres são atenuados. E o processo de envelhecimento diminue. Acredita-se que uma alimentação adequada poderia nos manter sempre jovens.
Os cientistas do Instituto Nacional de Envelhecimento, de Maryland, EUA, desenvolveram uma tabela para comparar a capacidade antioxidante de cada alimento. Deram à essa tabela o nome de Tabela ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity).
Na tabela ORAC cada alimento é ranqueado de acordo com sua capacidade antioxidante.
Nesta tabela encontramos: espinafre, uva-passa, romã, ameixa, maçã, laranja, mirtilo, enfim, a tabela confirma o que nossas avós já diziam: Uma alimentação baseada em vegetais, frutas e grãos é o melhor para a manutenção da saúde plena.
Mas a surpresa veio quando os cientistas avaliaram o Goji Berry.
Ele é o PRIMEIRO COLOCADO em capacidade antioxidante.
Em outras palavras, Goji Berry é a fonte da juventude.

Bem-vindos!

Sejam bem-vindos. Este é o primeiro Blog brasileiro totalmente dedicado ao Goji Berry. A idéia deste blog surgiu após a constatação de que existe muito pouco material em português publicado sobre o Goji Berry. E acho que um alimento tão fascinante quanto este não pode permanecer restrito ao conhecimento de poucos.

Portanto, a missão do blog GojiBerryBrasil é divulgar o Goji em nosso país.

Convido-lhes à leitura diária. Vai valer à pena. Eu garanto.